Diocélio Barbosa iniciou sua carreira artística no ano de 2000. Possui experiência nas artes como ator, palhaço, circense, diretor, dramaturgista, pesquisador, professor e produtor cultural. Desenvolveu trabalhos artísticos na Argentina, Chile, Portugal e França, e atuou como palestrante em um evento no Uruguai. Doutorando em Artes Cênicas (UFBA). Mestre em Artes Cênicas (UFRN). Especialista em Gestão e Produção Cultural (UFCG). Diplomado como Técnico em Análise e Interpretação em Dramaturgia Circense pelo Centre National des Arts du Cirque (CNAC/França). Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (UFPB). Como pesquisador atuou em projetos como: O Circo na Escola (PROBEX/UFPB); Dramaturgia Circense (CNPq/UFPB); Bolsa de Estágio Doutoral PROPG/UFBA – parceria ECA-USP; Bolsa FUNARTE de Incentivo à Criação ou ao Aperfeiçoamento de Números Circenses e Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo (2019/2021); AYUDAS A EXPERIENCIAS DE CREACIÓN EN RESIDENCIA (IBERESCENA/Chile).  Atualmente é membro do GT Circo e Comicidade da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Atuou como Gerente de Circo do Estado da Paraíba e da Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm - 2015-2019 (FUNESC/PB). Artista e fundador da Trupe Arlequin de Circo Teatro (2008) pela qual se apresentou em festivais nacionais e internacionais como Portugal e Argentina. Formado pelo curso de capacitação técnica da Escola Nacional de Circo (FUNARTE/RJ). Coordena as atividades da produtora Arlequino Produções, pela qual idealizou o projeto Festival Internacional Balaio Circense (atualmente na 5ª edição). Possui publicações em livros, periódicos e revistas no Brasil e no exterior.

 

               

    

 

Área de Atuação

 

Ator, Palhaço, Circense e Diretor (a partir de 2000) – produção e atuação em espetáculos e performances de Circo, Teatro, Circo-Teatro, com linguagens expressivas voltadas para à rua, palco, lona, espaços alternativos e produções audiovisuais. Já desenvolveu trabalhos artísticos no Brasil, Argentina, Portugal, Chile e França

 

Professor (a partir de 2001) - experiência em ensino formal e informal, ministra aulas, cursos, oficinas, workshops e palestras em festivais, mostras e encontros artísticos nacionais e internacionais.

Pesquisador (a partir de 2002) - pesquisas desenvolvidas em universidades, programas e editais de incentivo à investigação das artes cênicas: PROBEX/UFPB, CNPq/UFPB, CSPG/UFCG, PPGAC/UFRN, PROPG/UFBA, FUNJOPE/PB, PPGAC/UFBA, FAPESB, FUNARTE e IBERESCENA.

Produtor Cultural (a partir de 2002) – diretor da empresa Arlequino Produções onde atua na concepção, planejamento, elaboração e execução de projetos culturais. Executou projetos culturais através de instituições como: FUNARTE, Bando do Nordeste, Fundo Municipal de Cultura-FMC (PB), SEBRAE/PB, Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos–FIC (PB), SECULT/PB e IBERESCENA. Produziu atividades culturais como espetáculos, oficinas, residências artísticas no Brasil, Argentina, Portugal e Chile.

 

Gestor Cultural (2005-2019) – Atuou como Gerente Operacional de Circo da FUNESC - Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Em sua gestão, fundou e geriu as atividades da Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm.

entrelaçados
e4acb473-46ae-4da8-bb8c-c5fe7648606e.jpg

Saudações!

ATOR - Diocélio Barbosa (1).jpg
Keyboard and Mouse

Contate-me

dioceliobbarbosa@gmail.com

João Pessoa - Paraíba - Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
Diocélio Barbosa (12).jpg
e4acb473-46ae-4da8-bb8c-c5fe7648606e.jpg