O curSo
Aborda a pluralidade das teorias e das práticas dramatúrgicas relativas às criações circenses, bem como lança um olhar reflexivo para os trajetos de composições de dramaturgias que visam oportunizar ao público uma experiência atravessadora.
Os participantes trabalharão os aspectos teórico-reflexivos abordados durante a vivência a partir da elaboração, em termos práticos, de uma proposta dramatúrgica.
Como provocação inicial, os participantes deverão enviar, no ato da inscrição, uma nota de intenção dramatúrgica a qual pretendem trabalhar durante os encontros, podendo ser uma narrativa que deseja criar ou revisitar. A nota deverá ser redigida em até 10 linhas.
A intenção é que com esta metodologia o participante saia da vivência com um dossiê repleto de ideias, provocações, imagens e inquietações que possam vir a alimentar o trajeto da sua criação.
* O valor será de acordo com o formato do curso escolhido pelo contratante.
CNAC (França/2021). Foto: Henri Bruère-Dawson
OBJETIVO
Estimular a reflexão em torno das teorias e práticas dramatúrgicas nas artes do circo, bem como
a sua composição.
ESPECÍFICO
-
Estudar o panorama das tendências dramatúrgicas circenses.
-
Refletir acerca das diferentes dramaturgias nas artes do circo.
-
Analisar a estrutura dramatúrgica dos espetáculos circenses.
-
Experimentar a composição de uma dramaturgia circense.
-
Exercitar de forma prática os fundamentos dramatúrgicos em um experimento de circo.
METODOLOGIA
A experiência será desenvolvida 100% online, a partir de exposições teórico-reflexivas, apreciação de imagens de vídeos, discussões em grupo e atividades práticas que abordam exercícios que visam problematizar aspectos dramatúrgicos de experimentos cênicos circenses.
As aulas serão ministradas de forma síncrona e assíncrona. Na fase da elaboração dos projetos dramatúrgicos os participantes serão acompanhados tanto em grupo como individualmente. Cada conteúdo corresponderá a um módulo e os participantes passarão por todos na perspectiva de uma formação global.
Serão criadas pastas na ferramenta do Google Drive para cada participante. Nesses espaços, a cada exercício desenvolvido durante o curso, os participantes depositarão os materiais pessoais produzidos. Ao final, o acervo de atividades produzido ao longo do curso será organizado em um formato de diário de campo, a fim de guiar a criação da proposta dramatúrgica de cada participante. No final o participante apresentará o seu projeto de forma oral e prática através de uma cena.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais das artes circenses com o desejo de estudar e desenvolver um projeto dramatúrgico a partir de uma vivência
teórico-prática.
Total = 12 participantes**
**Essa é uma média ideal de participantes visando um maior aproveitamento dos conteúdos do curso.
O número pode ser adequado à
necessidade do projeto.
CARGA HORÁRIA
12h/aula (síncrona) =
exposições teóricas, debates, orientações, exposição de vídeos e atividades práticas.
8h/aula (assíncrona) =
pesquisa e orientação individual.
Total = 20h/aula**
**Essa é uma carga horária sugerida, podendo ser adequada à necessidade
do projeto.
DURAÇÃO
2 semanas / 5 x por semana
Total = 10 aulas.**
Segundas, quartas e sextas -
aulas síncronas.
Terças e quintas -
aulas assíncronas.
**Esse esquema de duração é apenas um modelo possível, podendo ser adequado à
necessidade do projeto.
CERTIFICAÇÃO
A declaração de conclusão do curso estará sujeita à presença de ao menos 70% das aulas e a elaboração e entrega das atividades práticas previstas nos módulos do curso.**
**As atividades práticas e teóricas serão adequadas de acordo com à carga-horária e duração do curso contratado.
PROGRAMA DO CURSO
01
Módulo
02
Módulo
03
Módulo
Conceitos e Histórias.
- Dramaturgia Clássica.
- A Poética de Aristóteles.
- Gêneros Literários: Épico, Dramático e Lírico.
- Dramaturgo.
- Dramaturg / Dramaturgista.
- Nota de Intenção Dramatúrgica (atividade prática).
Dramaturgias do Circo.
- Circo Moderno, Novo Circo e Circo Contemporâneo.
- Hipodramas.
- Entradas, Esquetes, Reprises e Pantomimas.
- Circo-teatro.
- Estrutura de Números.
Dramaturgias em
Campo Expandido.
- Corpo-Performer.
- Corpo-Matéria.
- Dramaturgia do Espaço.
- Circo Site-Specific.
- Dramaturgia do Espectador.
04
Módulo
05
Módulo
06
Módulo
Tendências Dramatúrgicas.
- Circo (auto)biográfico.
- Circo Auto-ficção.
- Circo Documentário.
- Circo Político.
- Literatura como Dispositivo para a Criação de Cenas, Imagens e Diálogos.
Teorias e Composições Dramatúrgicas.
- Montagem de Atração.
- Análise Dramatúrgica de um Espetáculo Circense (atividade prática).
- Storyboard.
- Notation Cirque.
Atividades Práticas.
- Criação de um Projeto Dramatúrgico.
- Transposição de uma Dramaturgia para a cena.
- Organização de um Dossiê Teórico-Prático-Reflexivo.
- Feedback (atividade)
RECOMENDAÇÕES
* Computador ou telefone com acesso à internet, câmera e microfone.
* Ter em mãos papel/caderno, lápis/caneta.
* Uma conta no Gmail para ter acesso aos arquivos que serão compartilhados durante o curso através da ferramenta do Google Drive.
* Ter disponibilidade para realizar os módulos previstos no curso.
MATERIAL
DIDÁTICO
* Textos teóricos.
* Arquivos videográficos.
* Dramaturgia circenses e teatrais.
BIO-CURSO
* O curso já foi ministrado nos Estados
do Piauí (Teresina, Floriano e Parnaíba), Ceará (Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crato), Bahia (on-line), Goiás (on-line) e São Paulo (on-line)
Contou com a presença de alunos advindos de diversos países: Brasil, México, Uruguai, Chile, Bélgica e Portugal.
INVESTIMENTO
* O valor será de acordo com o formato do curso escolhido pelo contratante.
MINISTRANTE
Atua no campo das artes cênicas como ator, palhaço, circense, diretor, dramaturgista, pesquisador, professor, curador e produtor cultural. Já desenvolveu trabalhos artísticos na Argentina, Chile, Portugal e França. Atualmente é Doutorando em Artes Cênicas (UFBA). Possui formação superior em Dramaturgia Circense pelo Centre des Arts du Cirque - CNAC (França). Atuou como Gerente de Circo no Estado da Paraíba. É artista e fundador da Trupe Arlequin de Circo Teatro e coordena as atividades da produtora Arlequino Produções e do Festival Internacional Balaio Circense.
ESTUDOU DRAMATURGIA COM:
Philippe GOUDARD (FR), Karel VANHAESEBROUCK (BE), Jean-Michel GUY (FR), Bauke LIEVENS (BE), Kitsou DUBOIS (FR), Olivier ANTOINE (FR), Ariane MARTINEZ (FR), Marcio Marciano (SP/PB), Janaina Leite (SP), Cleise Mendes (BA), Luis Alberto de Abreu (SP), Evelina Hoisel (BA), Diego Ferreira (RS), Renato Rocha (RJ)
e Samir Yazbek (SP).