_sumário-vermelho-marrom-verde-da-aguarela_02595158_detail.jpg
_sumário-vermelho-marrom-verde-da-aguarela_02595158_detail.jpg
Terra-120.jpg

{Dramaturgias do EU circense}
documentos e autobiografias
na cena
contemporânea
 

com Diocélio Barbosa

curso

Os encontros de caráter teórico-prático visam explorar o repertório pessoal de cada participante no tocante as histórias e documentos na intenção de compor uma dramaturgia que se efetiva em uma cena circense contemporânea.

Abordaremos a pluralidade das teorias e das práticas dramatúrgicas relativas às criações circenses, bem como lançaremos um olhar reflexivo para as possibilidades de trajetos de composições.

Após o ato da inscrição, como provocação precedente, os participantes receberão indicações para conceber uma nota de intenção dramatúrgica a qual será apresentada no primeiro dia do encontro. Este material inicial servirá como bússola dramatúrgica e será revisitada em todos os encontros.

A intenção é que com esta metodologia o participante saia da vivência com um dossiê repleto de ideias, provocações, imagens e inquietações que possam vir a alimentar o trajeto da sua criação futura.

 

A experiência será desenvolvida 100% online, a partir de exposições teórico-reflexivas, apreciação de imagens de vídeos, discussões em grupo e atividades práticas que abordam exercícios que visam problematizar aspectos dramatúrgicos de experimentos cênicos circenses.

As aulas serão ministradas de forma síncrona. Na fase da elaboração dos projetos dramatúrgicos os participantes serão acompanhados tanto em grupo como individualmente. Cada conteúdo corresponderá a um módulo e os participantes passarão por todos na perspectiva de uma formação global.

Serão criadas pastas na ferramenta do Google Drive para cada participante. Nesses espaços, a cada exercício desenvolvido durante o curso, serão depositados os materiais pessoais produzidos. Ao final, o acervo das atividades que foram sendo realizadas ao longo do curso será organizado em um formato de diário de campo, a fim de guiar a criação da proposta dramatúrgica a qual será apresentada no último dia pelo participante de forma oral e/ou prática.  

 

OO276313082_4986543711435092_333138201766921255_n.jpg

MINISTRANTE

Atua no campo das artes cênicas como ator, palhaço, circense, diretor, dramaturgista, pesquisador, professor, curador e produtor cultural. Já desenvolveu trabalhos artísticos na Argentina, Chile, Portugal, França e México. Atualmente é Doutorando em Artes Cênicas (UFBA). Possui formação superior em Dramaturgia Circense pelo Centre des Arts du Cirque - CNAC (França). Atuou como Gerente de Circo no Estado da Paraíba. É artista e fundador da Trupe Arlequin de Circo Teatro e coordena as atividades da produtora Arlequino Produções e do Festival Internacional Balaio Circense.

ESTUDOU DRAMATURGIA COM:

Philippe GOUDARD (FR), Karel VANHAESEBROUCK (BE), Jean-Michel GUY (FR), Bauke LIEVENS (BE), Kitsou DUBOIS (FR), Olivier ANTOINE (FR), Ariane MARTINEZ (FR), Marcio Marciano (SP/PB), Janaina Leite (SP), Cleise Mendes (BA), Luis Alberto de Abreu (SP), Evelina Hoisel (BA), Diego Ferreira (RS), Renato Rocha (RJ)  e Samir Yazbek (SP). 

_sumário-vermelho-marrom-verde-da-aguarela_02595158_detail.jpg
Sem Título-1.png
_sumário-vermelho-marrom-verde-da-aguarela_02595158_detail.jpg
Sem Título-2.png

Por meio dos laboratório formativos, Diocélio Barbosa, orientou criações dramatúrgicas para artistas advindo de diversos países como Argentina, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai, México, Colômbia e Brasil, a convite do SESC dos Estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande Norte, Ceará, Paraíba e Piauí.

E para artistas circenses brasileiros do Estado de Goiás por meio do Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC).

Atualmente o artista-docente-pesquisador desenvolve sua pesquisa de doutorado acerta da escrita cênica circense de um processo dramatúrgico autobiográfico e documentário que dialoga com a poética site-specific. 

Integra a turma do Colóquio de Teatro Documentário – prazer em conhecê-lo exposição de processos de grupo, companhias e solistas cênicos documentaristas promovido pelas  Oficinas Culturais - Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP). 

imgdramaturgiascircenses1.jpg

Organização Diocélio Barbosa

 

Os frutos resultantes do curso Poéticas da Dramaturgia Circense, promovido pelo SESC Avenida Paulista (SP) em meados de 2021, apresentados por este dossiê de escritas em processo, têm se revelado um potente exercício de criação, uma vez que, por meio de uma assessoria metodológica, os autores circenses têm encontrado a sua própria poética, para, assim, comporem uma escrita da e para a cena do circo. Dessa forma, as obras dramatúrgicas em processo, que seguem neste compilado, poderão ser apreciadas pelo leitor como sendo os trajetos desenhados por 18 autoras e autores latino-americanos que participaram de um curso iniciado a partir de uma série de provocações emanadas pelo organizador da obra Diocélio Batista Barbosa. Tais escritos foram produzidos por artistas vindos de diversos países: Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina. Algumas obras são escritas em português, e outras, em espanhol, de acordo com a preferência de cada artista. E a seção de cada autora ou autor é composta por: uma proposta dramatúrgica, uma dramaturgia em processo e um storyboard.

nossos encontros serão todas as terças-feiras de julho (4 encontros).

iniciaremos sempre às 19h e ficaremos juntes até às 22h (12h – aulas síncronas)

nos vemos por meio de uma plataforma online

seu investimento será de R$ 120,00 (em até 2x no cartão)

ou R$ 100,00 (à vista – até o dia 25 de junho)