DIOCÉLIO BARBOSA em cena na França - fot
DIOCÉLIO BARBOSA em cena na França - fot
DIOCÉLIO BARBOSA em cena na França - fot

Le Passage (experimento cênico dramatúrgico)

CNAC  (França/2021). Foto: ​Henri Bruère-Dawson

POÉTICAS

DA

DRAMATURGIA

CIRCENSE

com Diocelio Barbosa

O curSo

Aborda a pluralidade das teorias e das práticas dramatúrgicas relativas às criações circenses, bem como lança um olhar reflexivo para os trajetos de composições de dramaturgias que visam oportunizar ao público uma experiência atravessadora.

Os participantes trabalharão os aspectos teórico-reflexivos abordados durante a vivência a partir da elaboração, em termos práticos, de uma proposta dramatúrgica.

Como provocação inicial, os participantes deverão enviar, no ato da inscrição, uma nota de intenção dramatúrgica a qual pretendem trabalhar durante os encontros, podendo ser uma narrativa que deseja criar ou revisitar. A nota deverá ser redigida em até 10 linhas.

 

A intenção é que com esta metodologia o participante saia da vivência com um dossiê repleto de ideias, provocações, imagens e inquietações que possam vir a alimentar o trajeto da sua criação.

DIOCÉLIO BARBOSA em cena na França - fot

Diocélio Barbosa e Mélanie  Maurice

CNAC  (França/2021). Foto: ​Henri Bruère-Dawson

OBJETIVO

Estimular a reflexão em torno das teorias e práticas dramatúrgicas nas artes do circo, bem como

a sua composição.

 ESPECÍFICO

  • Estudar o panorama das tendências dramatúrgicas circenses.

  • Refletir acerca das diferentes dramaturgias nas artes do circo.

  • Analisar a estrutura dramatúrgica dos espetáculos circenses.

  • Experimentar a composição de uma dramaturgia circense.

  • Exercitar de forma prática os fundamentos dramatúrgicos em um experimento de circo.  

METODOLOGIA

A experiência será desenvolvida 100% online, a partir de exposições teórico-reflexivas, apreciação de imagens de vídeos, discussões em grupo e atividades práticas que abordam exercícios que visam problematizar aspectos dramatúrgicos de experimentos cênicos circenses.

As aulas serão ministradas de forma síncrona e assíncrona. Na fase da elaboração dos projetos dramatúrgicos os participantes serão acompanhados tanto em grupo como individualmente. Cada conteúdo corresponderá a um módulo e os participantes passarão por todos na perspectiva de uma formação global.

Serão criadas pastas na ferramenta do Google Drive para cada participante. Nesses espaços, a cada exercício desenvolvido durante o curso, os participantes depositarão os materiais pessoais produzidos. Ao final, o acervo de atividades produzido ao longo do curso será organizado em um formato de diário de campo, a fim de guiar a  criação da proposta dramatúrgica de cada participante. No final o participante apresentará o seu projeto de forma oral e prática através de uma cena.  

Luzes borradas

PROGRAMA DO CURSO

01

Módulo 

02

Módulo 

03

Módulo 

Conceitos e Histórias.

- Dramaturgia Clássica. 

- A Poética de Aristóteles. 

- Gêneros Literários: Épico, Dramático e Lírico.

- Dramaturgo.

- Dramaturg / Dramaturgista.

 

- Nota de Intenção Dramatúrgica (atividade prática).

Dramaturgias do Circo.

- Circo Moderno, Novo Circo e Circo Contemporâneo. 

- Hipodramas. 

- Entradas, Esquetes, Reprises e Pantomimas.  

- Circo-teatro.

- Estrutura de números. 

Dramaturgias em

Campo Expandido.

- Corpo-Performer. 

- Corpo-Matéria.

 

- Dramaturgia do Espaço.

- Circo Site-Specific.

 

- Dramaturgia do Espectador. 

04

Módulo 

05

Módulo 

06

Módulo 

Tendências Dramatúrgicas.

- Circo (auto)biográfico. 

- Circo Auto-ficção.

- Circo Documentário.

- Circo Político.

- Literatura como Dispositivo para a Criação de Cenas, Imagens e Diálogos.  

Teorias e Composições Dramatúrgicas.

- Montagem de Atração. 

- Análise Dramatúrgica de um Espetáculo Circense (atividade prática).

- Storyboard.

 

- Notation Cirque.  

-

Atividades Práticas.

- Criação de um Projeto Dramatúrgico.

- Transposição de uma Dramaturgia para a cena.

- Organização de um Dossiê Teórico-Prático-Reflexivo.

 

- Feedback  (atividade)

Diocélio Barbosa (11).jpg

MINISTRANTE

Atua no campo das artes cênicas como ator, palhaço, circense, diretor, dramaturgista, pesquisador, professor, curador e produtor cultural. Já desenvolveu trabalhos artísticos na Argentina, Chile, Portugal e França. Atualmente é Doutorando em Artes Cênicas (UFBA). Possui formação superior em Dramaturgia Circense pelo Centre des Arts du Cirque - CNAC (França). Atuou como Gerente de Circo no Estado da Paraíba. É artista e fundador da Trupe Arlequin de Circo Teatro e coordena as atividades da produtora Arlequino Produções e do Festival Internacional Balaio Circense.

ESTUDOU DRAMATURGIA COM:

 

Philippe GOUDARD (FR), Karel VANHAESEBROUCK (BE), Jean-Michel GUY (FR), Bauke LIEVENS (BE), Kitsou DUBOIS (FR), Olivier ANTOINE (FR), Ariane MARTINEZ (FR), Marcio Marciano (SP/PB), Janaina Leite (SP), Cleise Mendes (BA), Luis Alberto de Abreu (SP), Evelina Hoisel (BA), Diego Ferreira (RS), Renato Rocha (RJ) e Samir Yazbek (SP). 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram