CIRCO_e_o_TEATRO_RUSSO_de_vanguarda_-_di

CIRCO e o TEATRO RUSSO de vanguarda: diálogos

Circonferência #04

 

Exposição de Elena Vássina (RUS/BRA), Marcos Nery (CAN/BRA) 

e Diocélio Barbosa (BRA)


 

Online e gratuito, o projeto ‘Circonferência #04’ apresenta neste Sábado, 22 de agosto, às 15h (Horário de Brasília/BRA), pela plataforma do Google Meet, a exposição internacional “CIRCO e o TEATRO RUSSO de vanguarda: diálogos” por meio da exposição oferecida pelos pesquisadores Elena Vássina, Marcos Nery e Diocélio Barbosa o idealizador da iniciativa. A produção fica por conta da Arlequino Produções Artísticas e suporte técnico de Igor Gonçalves. 

 

O encontro visa apresentar os aspectos históricos do Circo na Rússia por meio de suas produções artísticas, espaços arquitetônicos e atividades formativas com um recorte para o século XIX e início do século XX. Também será direcionado um olhar para os diálogos com o teatro. Neste sentido serão abordadas questões que vise compreender o interesse dos poetas e dos artistas russos do início do século XX pelo circo, especialmente pelo corpo acrobático. Reconhece-se na Rússia deste período a intenção de “cirquização” do teatro tendo em vista às possibilidades expressivas do corpo acrobata. Desta maneira, teremos uma forte  relação entre prática artística e pedagógica encontrada nas experimentações pré-revolucionárias. A discussão será estabelecida a partir da definição do corpo acrobata na perspectiva do próprio artista circense. Uma vez estabelecida a definição, entende-se que na Rússia pré-revolucionária a aproximação à figura do acrobata está vinculada, portanto, ao desejo do “novo homem”. E por fim propomos analisar algumas tendências importantes no processo de aproximação do teatro russo de vanguarda e de seus grandes mestres V. Meyerhold, A. Taírov, S. Eisenstein, V. Maiakóvski e N. Foregger com a linguagem e formas circenses. Nas décadas 1910-1920, a relação entre arte dramática e o circo se caracteriza por uma intensidade sem precedentes e muitas formas inovadoras da expressividade teatral são inspiradas pela arte circense.


 

Esta iniciativa já contou com exposições como “Aspectos históricos do circo”, “Teatro Equestre e o Circo Moderno” ambas ministrada por Diocélio Barbosa (PB). e “Multiplicidade circense no Brasil: século XIX e XX” que contou com a exposição de Ermínia Silva (SP) e Daniel Lopes (SP). 

   

Com vagas limitadas, o encontro tem duração de 90 minutos e, para ter acesso, os interessados devem preencher o formulário: https://forms.gle/uk6SyYHcneDnYJ7d9 


 

⚜ Expositores:

Marcos Nery é doutor em estudos e práticas das artes pela Université du Québec à Montréal em cotutela com a Universidade de São Paulo. Atualmente Nery cursa o bacharelado em kinesiologia na Université du Québec à Montréal. O corpo interartístico, movimento técnico-expressivo e a preparação física são os principais interesses da sua pesquisa teórico-prática. Nery é pesquisador, preparador físico, professor e intérprete.

 

Elena Vássina é pesquisadora russa, autora de vários ensaios e livros dedicados à análise dos problemas da linguagem do teatro do século XX, à poética do drama moderno e à história do teatro russo. Atualmente trabalha como professora dos cursos de graduação e de pós-graduação da USP.

 

Diocélio Barbosa possui experiência na área de Artes como pesquisador, ator, palhaço, circense, diretor, educador e produtor cultural. Atualmente é doutorando em Artes Cênicas (UFBA). E possui títulos de Mestre em Artes Cênicas (UFRN), Especialização em Gestão e Produção Cultural (UFCG) e Licenciatura em Artes Cênicas (UFPB).

 

 

⚜SERVIÇO:

“CIRCO e o TEATRO RUSSO de vanguarda: diálogos”

Circonferência #4 - ONLINE e GRATUITA

Exposição:  Elena Vássina (RUS/BRA), Marcos Nery (CAN/BRA) e Diocélio Barbosa (BRA)

Data: Sábado, 22 de agosto de 2020

Hora: 15h (horário de Brasília/Brasil)

Local: Plataforma Google Meet

Moderador: Igor Gonçalves da Silva 

Inscrições: https://forms.gle/uk6SyYHcneDnYJ7d9 

 

 

 CONTATOS:

 

⚜ INSTAGRAM: @arlequinoproducoes

⚜ FACEBOOK: arlequinoproducoes

⚜ E-MAIL: arlequino.producoes@gmail.com

⚜ SITE: www.arlequinoproducoes.com

⚜ FONE (WhatsApp): (83) 98730-8183