O CORPO CÔMICO

Diocélio_Barbosa_(8).jpg

“Na Bondade, no ato de dar, na busca da fartura, no se tornar fértil (solo), é que se motivam a manifestação da alegria, e a contração dos músculos faciais como os do coração.”

Sobre a oficina:

A oficina é desenvolvida a partir de aulas teóricas através da exposição dos aspectos mais relevantes da trajetória do palhaço, e de aulas práticas por meio de exercícios que desenvolvam conteúdos como: Jogos de Improvisação, Jogos Dramáticos, Técnicas de Palhaço e Performances. Cada conteúdo corresponde a um módulo e os participantes passarão por todos os módulos com a perspectiva de uma formação global. Dentro do conteúdo das técnicas palhacesca serão inseridas discussões a partir dos temas transversais que podem ser explorados a partir do ensino das artes circenses.

A oficina também será dividida em Jornadas:
.
Jornada I - Despertar para o jogo: Despertar aspectos relativos à infância, através de jogos lúdicos;
Jornada II Ralações: Ampliar os sentidos para as relações abordando conceitos como: Foco, tempo e ritmo;
Jornada III - Investigação de material para repertório: Experimentar e investigar as possibilidades de criação, a partir de abordagens teóricas e práticas;
Jornada IVImprovisação: Ter um o contato direto com o corpo-máscara e com a máscara-objeto;
Jornada VEstado de poesia: Proporcionar um encontro dos participantes com a plateia, para experimentar a sua poesia corpórea através de seu ridículo e sua generosidade.

Conclusão da oficina

Será demonstrado o desempenho dos participantes durante a oficina, através de uma atuação performática palhacesca em espaços cênicos criados, produzidos e apresentados pelos próprios participantes.

Ministrante: Diocélio Barbosa 

oficina-de-palhaco-206-3-1556543363.jpg

Oficina ministrada em 

Macapá (Amapá).

Projeto do SESC

oficina-de-palhaco-206-8-1556543229.jpg

Oficina ministrada em 

Macapá (Amapá).

Projeto do SESC